Tendências para o mercado para 2023
O Mercado digital se movimenta de maneira muito rápida. Reflexo de um mundo cada vez mais dinâmico e instantâneo, esse ramo da economia requer grande capacidade de aprendizado e adaptação. Nesse contexto, a habilidade de saber antecipar tendências pode ser um grande trunfo para empreendedores do mundo inteiro. Ainda mais em um ano que promete ser de grandes desafios.
Mesmo com essa imprevisibilidade característica, alguns padrões podem ser observados para que possamos interpretar quais serão as direções que o setor do empreendedorismo deve seguir nos próximos 12 meses. Por conta disso, fizemos uma rápida lista com 5 tendências do mercado para 2023. Confira mais no artigo abaixo!
5 tendências do mercado para 2023
Pensando no que vimos até aqui no ano de 2022, podemos ter uma boa ideia do que esperar para os próximos 12 meses. Algumas das principais tendências de mercado devem se perpetuar, o que indica que de algum modo os valores de uma nova geração estão convergindo também para o mercado produtor.
No entanto, devemos sempre ressaltar que essa lista é apenas um grande resumo. O comércio digital é um setor muito rico e diverso, condensar todas as tendências em apenas um artigo seria praticamente impossível. Portanto, para mais informações siga lendo nosso blog!
Sem mais delonga, confira agora nossa lista com 5 tendências do mercado para 2023!
1-Ecommerce
A principal tendência para 2023 na verdade vai ser o amadurecimento de um processo que se desenvolveu muito nos últimos anos. O comércio digital deve seguir crescendo, mesmo em um cenário de maior abertura após o fim da pandemia. A expectativa é que as compras online deixem de ser uma alternativa para se tornarem a principal escolha das pessoas.
A cada dia que passa a internet tem buscado mais maneiras de se adaptar a essa nova realidade de protagonismo nas relações comerciais. A tendência é que esse os ambientes digitais se tornem ainda mais convidativos para a realização de negócios e compras online.
O extenso período de pandemia reafirmou a capacidade do ecommerce de suprir todas as necessidades e demandas do mercado físico. A necessidade forçou uma intensa aceleração no crescimento desse modelo de comércio. Antecipando bastante o processo de transição para uma nova realidade econômica, totalmente influenciada pelo digital.
Portanto, por mais que essa seja uma das tendências mais óbvias dessa lista, esse item não pode deixar de ser lembrado. Hoje em dia, ter um bom posicionamento digital é uma obrigação para todos os empreendedores. Se o seu negócio não possui um ecommerce funcional, esse é um importante ponto de atenção para 2023.
Comece o ano vendendo muito também pela internet!
2-Sustentabilidade
A sustentabilidade também deve ser uma das principais tendências do mercado para 2023. Principalmente em um mundo cada vez mais preocupado com os impactos da atividade humana sob o planeta. O grande desafio é aliar as propostas ambientais com a demanda de um mercado que precisa abastecer uma quantidade enorme de pessoas.
Esse posicionamento vai de encontro com um perfil de consumidor muito mais preocupado com questões sociais. Mais do que bons produtos, este público acredita que bons valores e posicionamentos de marca são fundamentais para a construção de boas relações comerciais.
Mais do que isso, a sustentabilidade é uma necessidade importante para a saúde de nossa sociedade. Deixar um legado de preservação e consciência ambiental para as novas gerações também é um importante compromisso que as empresas devem firmar. A busca por soluções inovadoras que possam ajudar nessa missão é um dos principais desafios do setor corporativo moderno.
Por mais que isso demore, a implementação de uma cultura de trabalho é uma importante meta para empreendedores no ano de 2023.
3-A Criação de experiências únicas
Outro importante movimento de mercado a se prestar atenção é a mudança do perfil consumidor padrão. Afinal, os nativos digitais ocupam uma parcela cada vez mais significativa da população ativa economicamente nesse país. Chegando a sua maturidade financeira, millennials e GenZs chegam trazendo novas demandas para o mercado.
Muito influenciados pelas redes sociais, esses jovens enxergam toda compra como uma oportunidade de contar e compartilhar uma história. A criação de narrativas é uma característica muito marcante das gerações nativa digitais, portanto, produtos sempre precisam de um algo a mais.
Nesse contexto, a criação de experiências únicas se torna uma aposta interessante para empresas que buscam novos diferenciais de mercado. Mais do que apenas serviços, marcas podem se compromissar a serem canais para a experimentação de novas possibilidades e sensações exclusivas.
Essa tendência na busca pelo que é único promete fazer com que marcas busquem ainda mais maneiras de reinvenção. A exclusividade é uma demanda geracional, reflexo de uma geração que deseje consumir produtos que sejam uma extensão de suas próprias personalidades.
Portanto, ser único, de uma forma positiva, é algo fantástico para empresas. No entanto, para saber como achar esse caminho é necessário conhecer a funda seu cliente. Ser quem o consumidor espera que você seja é a resposta para esse novo posicionamento.
4-Mulheres no comando
Cada vez mais as mulheres ocupam papeis de protagonismo no mundo dos negócios. Trazendo novas visões, que muitas vezes foram negligenciadas por décadas, as empreendedoras femininas colaboram para a construção de um cenário muito mais rico, criativo e diverso para o mundo dos negócios.
Afinal de contas, as mulheres são mais da metade da população mundial. Ou seja, somente com um olhar mais especializado para esse público, o mercado pode desenvolver produtos mais assertivos e adequados para solucionar as dores e problemas dessa consumidora.
Nesse cenário, as mulheres têm ajudado bastante na expansão das visões sobre o mundo corporativo. Atualmente, elas já são uma tremenda força para a economia e devem contribuir ainda mais para isso. Ainda mais em um mercado digital muito consolidado após a pandemia.
Para 2023, a expectativa é que o público feminino siga aumentando sua relevância dentro das decisões comerciais mundo afora, o que é bom para todo mundo.
5-Empreendedorismo social
O Empreendedorismo social é um termo que é usado para descrever o processo de utilização de estratégias empresariais para resolver problemas sociais ou ambientais.
Em muitos casos, os empreendedores sociais trabalham em áreas pouco atendidas por empresas tradicionais ou órgãos governamentais. Seu objetivo é criar soluções sustentáveis e escaláveis que terão um impacto positivo sobre a comunidade.
Esse tipo de negócio pode assumir muitas formas diferentes, mas todos os projetos compartilham um foco na criação de valor para a sociedade.
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