Projetos 3D para fachadas comerciais
A fachada é o cartão de visitas da sua loja. Conheça os detalhes que não podem faltar na hora de planejar e confira inspirações de diferentes estilos
Um projeto de fachada comercial vai muito além do design tradicional, ele tem a função de transmitir a identidade comercial de uma empresa e ser um convite ao cliente que está passando na frente do estabelecimento. Não basta ter um visual bonito, é preciso estar atento a muitos outros fatores como revestimento, cores, iluminação, vitrine, segurança e conferir a legislação do município quanto a regulamentação de elementos visuais na cidade.
Aqui na B2BCOM vamos te contar o que considerar na hora de planejar essa parte do seu ambiente comercial e te mostrar alguns de nossos projetos. Confira!
Pontos importantes para projetar uma fachada comercial
Assim como qualquer projeto arquitetônico, é preciso considerar alguns fatores básicos na hora de compor um ambiente comercial, seja ele pequeno, médio ou grande porte. Veja os principais fatores a considerar no momento de projetar a arquitetura corporativa de uma marca:
Considere a localização geográfica do negócio
Antes de tudo é importante conhecer a geografia e a legislação municipal que regulamenta as fachadas comerciais com a colocação de placas e letreiros. Algumas cidades históricas ou bairros antigos têm regras que restringem o uso de alguns elementos visuais ou que modificam a estrutura original do imóvel.
Além disso, é essencial prestar atenção se há algum elemento que deve ser considerado para a idealização da fachada como árvores que ficarão na frente do letreiro, um poste e outras construções.
Tenha em mente a identidade visual da empresa
É importantíssimo que a fachada do seu comércio seja alinhada com a sua identidade visual. Afinal, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado” e essa identificação rápida de qual negócio aquele letreiro se refere fará com que seu público-alvo se lembre da sua marca.
Por isso, defina uma identidade estruturada com cores, slogan, logotipo e aplique desde a sua fachada comercial até nas suas redes sociais. É claro, tudo deve ser projetado pensando no seu nicho de atuação e como tudo isso impacta no seu público consumidor. Um projeto arquitetônico comercial em sintonia com a identidade visual é o caminho para um resultado de sucesso.
Em caso de lojas, dê destaque para a vitrine
Em lojas de roupas, calçados, decoração para casa, enfim, todas que vendem produtos físicos, invista em vitrines para expor seus melhores produtos. Elas serão o chamariz para atrair clientes para o interior da loja. As fachadas com vitrine podem mesclar vidro com materiais que definem o estilo do comércio como madeira, ferro, letreiros luminosos, dentre outros.
Aplicação do logotipo
O logotipo em um ponto de destaque na fachada comercial normalmente chama a atenção de quem está passando na rua. E para isso não precisa ser um letreiro enorme com letras piscantes. Há diferentes revestimentos para fachadas disponíveis no mercado com texturas e cores que podem harmonizar com sua identidade visual e deixar em evidência a sua marca com elegância. Além disso, escolha um local visível para colocar a logo na fachada, que não corra risco de impedimento visual como fiação elétrica, placas e árvores.
Iluminação
A iluminação é o ponto-chave para valorizar todo o projeto pensado para a fachada. São os pontos de luz estratégicos que vão garantir a visualização dos detalhes mesmo durante a noite. Você pode incluí-los no letreiro da logomarca, na vitrine utilizando fitas de LED, arandelas e plafons. Além de parte da decoração, um ambiente bem iluminado pode inibir roubos e arrombamentos.
Interação entre fachada e as pessoas na calçada
Que tal um ambiente comercial com ar de casa? Permita que o pedestre na rua se sinta recepcionado pela sua empresa só de estar na frente dela. Isso é possível com soluções simples como um banco, uma base de proteção solar ou chuva.
Quer receber uma visita e avaliação de seu projeto ou sua obra?
Entre em contato conosco: http://bit.ly/falecomb2bcom