Mega tendências para 2022
A pandemia da Covid-19 marcou o mundo de muitas maneiras. Analisando o mercado de forma geral, essa crise foi um desafio intransponível para algumas empresas e um campo de oportunidades para outras. Fato é que ela mudou definitivamente a maneira como o cliente se relaciona com as marcas, e até mesmo suas necessidades, oferecendo-lhe novas perspectivas de consumo.
Como o material está dividido?
Separamos as cinco principais megatendências para 2022, divididas em tendências menores, que estão relacionadas. Dentro de cada uma delas, indicamos os setores impactados.
O consumidor não é mais o mesmo, e esse novo comportamento não começou apenas durante a pandemia, mas foi acelerado por tudo o que ela nos mostrou e nos fez vivenciar.
As empresas que esperam alcançar seu cliente de forma passiva poderão passar por maus bocados no futuro. Afinal, ele está mais exigente e ciente a respeito do seu impacto no mundo, sobre o meio ambiente e sobre a forma como a sociedade funciona, e busca transformar a realidade pela maneira como consome e se relaciona com suas marcas favoritas.
O cliente também está mais tecnológico e conhece os benefícios da inovação, embora ainda busque por prazer e boas experiências em ambientes físicos. Seu bem-estar, por sinal, virou prioridade, depois de dois anos de muita ansiedade e incertezas, e os pequenos prazeres da vida – como realizar compras ou comer fora – tornaram-se essenciais para trazer mais cor e conforto aos dias cinzentos da pandemia.
O indivíduo, então, projeta todas essas mudanças nas empresas: espera que elas atendam às suas expectativas e acompanhem as mudanças que o transformaram em um novo tipo de consumidor, mais atento, exigente, antenado e preocupado.
O Observatório de Negócios do Sebrae/SC monitorou o mercado, as fontes de notícias e as instituições de pesquisa ao longo do ano para buscar compreender o que mais impactou a forma de se fazer negócio, o novo comportamento do consumidor pós-pandemia e as tendências que deverão guiar o empreendedor ao longo dos próximos anos.
A pandemia da Covid-19 marcou o mundo de muitas maneiras. Analisando o mercado de forma geral, essa crise foi um desafio intransponível para algumas empresas e um campo de oportunidades para outras. Fato é que ela mudou definitivamente a maneira como o cliente se relaciona com as marcas, e até mesmo suas necessidades, oferecendo-lhe novas perspectivas de consumo.
Como o material está dividido?
Separamos as cinco principais megatendências para 2022, divididas em tendências menores, que estão relacionadas. Dentro de cada uma delas, indicamos os setores impactados.
O consumidor não é mais o mesmo, e esse novo comportamento não começou apenas durante a pandemia, mas foi acelerado por tudo o que ela nos mostrou e nos fez vivenciar.
Acesse o material completo: Megatendencias-2022_2021-12-13-205913_qaqz.pdf