CORRIMÕES NA DECORAÇÃO DE SUA CASA

Categoria

Fonte: TUA CASA Por Natália Queiroz

Item que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos mais desatentos, o corrimão tem como principal função trazer equilíbrio e apoio na hora de subir e descer escadas. Mas, além de proporcionar segurança, ele também pode funcionar como item decorativo e ajudar a compor o clima e estilo do ambiente.

Se bem planejado, o corrimão pode deixar de ser um mero coadjuvante para se tornar protagonista da decoração e receber um papel de destaque. Claro que independente disso, é fundamental que mantenha sua funcionalidade e siga as normas de instalação e posicionamento para garantir a segurança de quem vai utilizá-lo.

São tantos modelos e materiais diferentes, que o proprietário pode ficar um pouco confuso na hora de escolher o corrimão ideal para sua casa. Para ajudar a tirar essas dúvidas, a arquiteta Natália Queiroz especialista em construção sustentável e certificações ambientais, aconselha: “o importante é unir praticidade e estética sem abrir mão da segurança e do conforto. Não adianta ter um ambiente com um corrimão lindo, mas que destoa completamente da decoração ou que não é adequado ao estilo de vida do morador”.

FOTO: REPRODUÇÃO / AQUILES NÍCOLAS KÍLARI

TIPOS DE CORRIMÃO

Existem corrimãos feitos dos mais diversos materiais, cada um com durabilidade, estilo e manutenção diferentes. Nathércia explica um pouco sobre alguns deles.

  • Madeira: resistente e versátil, o corrimão de madeira pode ser usado tanto em áreas internas, quanto externas. Dependendo do acabamento e do corte da madeira, é possível criar peças com os mais variados estilos, que vão desde o rústico até o clássico e contemporâneo.
  • Corda: o corrimão de corda, assim como o de madeira, possui um estilo rústico e é ideal para áreas externas, casas de praia ou ambientes despojados.
  • Ferro forjado: o corrimão de ferro forjado se adequa a diferentes estilos e ambientes, mas em comparação aos dois materiais anteriores, possui a vantagem de ter maior durabilidade.
  • Alumínio: praticidade, essa é a palavra-chave do alumínio. Fácil de limpar e com pouca manutenção, o corrimão de alumínio é um curinga e pode ser combinado com outros materiais para obter diferentes estilos de decoração.
  • Vidro: o corrimão de vidro permite uma maior integração entre os ambientes e exprime uma ideia de modernidade.
  • Aço inox: assim como o alumínio, o corrimão de aço inox é prático e fácil de de limpar. Além disso, possui grande durabilidade e requer pouquíssima manutenção.

FOTO: REPRODUÇÃO / DENISE BARRETTO

Quer dar um UPGRADE na CASA?

Fale conosco e solicite um orçamento:
http://bit.ly/falecomb2bcom